III Assembleia Regional do MLC Brasil
III Assembleia Regional do MLC Brasil

Um encontro de espiritualidade e fortalecimento das relações com Jesus! Este foi o perfil da III Assembleia Regional do Movimento Leigo Concepcionista (MLC), que aconteceu entre os dias 19 e 21 de junho de 2014, no Recanto Betânia, municipio de Embu Guaçu-SP.

A Assembleia reuniu integrantes do MLC das comunidades concepcionistas do Brasil que discutiram, refletiram e levaram sugestões voltadas ao tema do encontro “Jesus, o mestre que faz arder nosso coração”.
Com o lema “Fica conosco, Senhor, pois é tarde e a noite vem chegando” (Lc 24, 29), a Assembleia teve como objetivo geral fortalecer o encontro com Jesus para revigorar a vocação do Leigo Concepcionista e como objetivos específicos incentivar os membros do MLC para um maior compromisso com Cristo e favorecer a partilha de vida entre eles.
No decorrer do segundo dia do encontro e do último dia, os participantes se reuniram em grupos para aprofundarem sobre o tema, a partir da metodologia:
VER: Inspirando-se na caminhada dos discípulos de Emaús, identificar os sentimentos presentes nos membros e nos grupos do MLC.
JULGAR: Buscar luzes nas reflexões suscitadas, na Palavra de Deus, na vida de santa Carmen Sallés, nos documentos da Igreja e da Congregação, que possam acompanhar a caminhada do MLC.
AGIR: propostas do futuro.
Houve também um momento celebrativo em que cada grupo apresentou, de forma criativa, o caminho percorrido até o momento.
Estes três dias constituíram momentos de graças e fortalecimento para os integrantes do MLC, na vivência do seguimento de Jesus, de acordo com a Espiritualidade e Carisma Concepcionista, para um maior compromisso apostólico na condição laical.

Mariana da Cruz Mascarenhas – jornalista e ex-aluna do Colégio Maria Imaculada de São Paulo-SP